Lie To Me

Os trailers dos filmes em 2016 prometiam aos espectadores muitas personagens femininas fortes. Jyn Erso. Dory. Harley Quinn. Judy Hopps. Lie To Me. Eu senti que este poderia ser o ano da igualdade de gênero nos maiores filmes de Hollywood.

Eu estava errado.

E eu não faço essa declaração levianamente.

Como cientista, recorro aos dados para responder a perguntas que tenho sobre o mundo. E eu tenho os dados para respaldar minha reclamação. Na verdade, você pode ter os dados, o código e a visualização dos dados resultantes que fiz tentando entender melhor este tópico. Mas, primeiro, deixe-me contar como fiquei tão interessado.

Tudo começou quando fui ver Rogue One: A Star Wars Story. Todos os materiais promocionais do filme indicavam que Jyn Erso (interpretada por Felicity Jones) era o personagem principal. Quer dizer, basta olhar para o pôster.

Quando sua imagem é várias vezes maior do que a de todas as outras pessoas, você provavelmente é o personagem principal.

O que eu não percebi no início foi que Jyn é a única mulher naquele pôster.

Entrei no cinema esperando ver homens e mulheres lutando lado a lado. Saí com a certeza de que poderia contar todas as personagens femininas do filme em uma mão. Embora Jyn fosse a personagem principal, eu estava profundamente ciente de que ela costumava ser a única mulher em qualquer cena.

Parecia estranhamente familiar ter uma personagem feminina principal em tão menor número. Então percebi que Jyn e a Princesa Leia sofriam da mesma desigualdade com 39 anos de diferença. Fiquei impressionado com a necessidade de saber exatamente como a representação feminina nos filmes de Star Wars mudou. Mas parecia injusto comparar filmes feitos hoje com filmes feitos décadas atrás.

Então, em vez disso, decidi buscar a igualdade feminina entre os 10 filmes de maior bilheteria do mundo de 2016. Eles foram:

Capitão América guerra civil

À procura de Dory

Zootopia

O livro da Selva

A vida secreta dos animais de estimação

Batman V. Superman: Dawn of Justice

Rogue One: uma história de Star Wars

Piscina morta

Animais fantásticos e onde encontrá-los

Esquadrão Suicida

Com tantas mulheres poderosas nesses filmes, algumas delas devem ter igualdade de gênero, certo?

Lie To Me

Os dados

Agora que decidi o que queria investigar, precisava descobrir como fazê-lo. Projetos de exploração de dados semelhantes se concentraram no diálogo ou igualdade de tempo de tela. Ambos pareciam boas opções, mas eu queria a capacidade de relatar a igualdade no nível do filme e do personagem.

No final, decidi explorar os diálogos dos filmes. Essa escolha me deu a capacidade de me concentrar em personagens com um papel ativo na história e cortar personagens não falantes de minha análise.

Felizmente para mim, fãs de cinema dedicados muitas vezes transcrevem o diálogo de um filme e o tornam disponível gratuitamente online. Se eu não conseguisse encontrar uma transcrição, usei arquivos de legenda oculta. Para aqueles, assisti novamente ao filme e atribuí manualmente os personagens às suas falas.

Este processo foi um trabalho de amor. Foi demorado, mas não me arrependo.

Agora que eu tinha um quadro de dados com colunas de caracteres e palavras, tive que atribuir gêneros a cada personagem. Para permanecer consistente com minhas categorizações, criei algumas regras simples:

Quando possível, atribua gênero de acordo com os pronomes que outros personagens usam. Por exemplo, se um personagem é referido por outras pessoas como “ele” ou “ele”, então ele é classificado como “masculino”.

Se não houver pronome usado ao longo do filme, mas o personagem for nomeado ou creditado (no IMDB), use o gênero do ator ou atriz. Observe que o gênero de um ator ou atriz foi assumido com base em informações disponíveis publicamente em janeiro de 2017.

Se nenhum pronome for usado para o personagem e o personagem não for nomeado ou creditado, consulte as legendas ocultas. Às vezes, eles identificarão o personagem que falou.

Se tudo mais falhar, dê um palpite com base na voz do personagem.

Serei o primeiro a dizer que esses métodos não são perfeitos. Na verdade, aqui estão algumas advertências:

Se um personagem masculino foi dublado por uma atriz (ou vice-versa) e o personagem nunca foi abordado por outros personagens usando pronomes, ele pode ser rotulado incorretamente. (Eu não acho que isso aconteceu, mas tudo é possível.)

Vozes que não estão associadas a uma personificação física de um personagem (por exemplo, a voz de um computador) foram categorizadas de acordo com o gênero de seu ator de voz / atriz.

Nunca posso realmente saber o gênero de qualquer personagem, mas estou usando as dicas e informações que tenho à minha disposição.

Mais uma vez, estou longe de ser infalível, portanto, se você cometeu um erro de minha parte, por favor, me avise.

Então, agora eu só precisava contar o número de palavras faladas por cada personagem. Novamente, consegui fazer isso em R usando os pacotes dplyr e stringi.

É importante notar que incluí todos os personagens falantes nesta análise. Então, sim, todo stormtrooper que grita um simples “Espere, pare!” antes de receber um tiro é incluído.

Lie To Me

Visualização de dados

Eu tinha meus dados. Infelizmente, tabelas sobre tabelas de contagem de palavras e nomes de personagens não dão a ninguém muitos insights. Como qualquer bom projeto de exploração de dados, era hora de visualizar meus resultados. Tive que trabalhar algumas iterações antes de encontrar a melhor.

Os gráficos de dispersão e os gráficos de barras mascararam personagens com pequenos papéis.

Um gráfico de bolhas simples era melhor, mas ficou difícil identificar personagens individuais. Também foi um desafio entender as estatísticas em nível de filme.

No final, decidi aprender d3.js o suficiente para fazer um gráfico interativo. Aqui, cada bolha representa um personagem e a área da bolha é dimensionada com base no número de palavras faladas. As bolhas femininas e masculinas podem ser separadas para uma melhor visão. As barras empilhadas abaixo indicam informações no nível do filme.

Há algumas coisas que preciso destacar:

Nenhum dos 10 melhores filmes de 2016 teve um elenco feminino 50% falante.

Encontrar Dory foi o que mais se aproximou desse nível de igualdade com 43% das personagens femininas. Para ser igual, o filme precisaria de mais 8 papéis femininos falantes.

Rogue One era o pior. Apenas 9% de seus personagens falantes eram mulheres. Desses 10 caracteres, 1 era uma voz artificial, 1 aparecia na tela por não mais que 5 segundos e 1 era um cameo CGI que dizia 1 palavra.

Apenas 1 dos 10 melhores filmes de 2016 teve 50% de diálogos de uma personagem feminina.

Encontrar Dory também está em alta aqui, com 53% de diálogos femininos. Mas, 76% desse diálogo veio apenas de Dory.

No final estava The Jungle Book, com apenas 10% de seus diálogos falados por uma personagem feminina. Lembre-se de que isso foi depois de escalar Scarlett Johansson como a voz da cobra historicamente masculina, Kaa.