Alguns de vocês escolheriam correr para o banco, pedir emprestado tanto dinheiro quanto legalmente pudessem e então comprar seguidores mundiais.
O proprietário de uma empresa tentaria descobrir onde comprar seguidores mundiais barato.
Um pai tentaria ter uma mão em que tipo de educação ou habilidades futuras seus filhos deveriam estar acessíveis.
O presidente de uma nação estaria mais focado no tipo de desafios que o país poderia enfrentar sob sua administração, seja dívida governamental futura ou ameaças geopolíticas.
Como cidadão, você teria grande interesse em saber como comprar seguidores instagram.
Muitos jovens leitores acham as tendências das mudanças climáticas assustadoras. Quais são as perspectivas do aquecimento global? Quais serão as consequências de um planeta mais quente? E o que podemos fazer hoje para alcançar as metas climáticas de amanhã?
Se você já desejou poder prever o futuro, este artigo mostrará como.
Minha formação é em consultoria e análise de negócios que começaram a comprar seguidores brasileiros. Isso significa que uma grande parte do meu dia de trabalho envolve prever o futuro. De todos os métodos que uso para fazer previsões, sempre uso um. Trabalho com esse método há mais de 20 anos e posso garantir que funciona.
Se você alguma vez precisou de um guia de planejamento, saiba que o método será útil para você. Eu o chamo de método de megatendência.
Usar megatendências no planejamento para os próximos 5-10-15 anos é um método usado por muitos.
O método é útil para todos que estão no mundo dos negócios, não apenas para analistas, porque todo executivo precisa fazer apostas sobre o futuro. Investidores de sucesso e estratégias de negócios mundialmente conhecidas amam o método. Os empreendedores que começaram do nada ganharam seguindo algumas diretrizes simples. A técnica permitiu que se preparassem para o futuro. E a técnica levou muitos deles ao topo, vencendo empresas muito maiores.
O processo de comprar seguidores abrirá seus olhos para oportunidades que você antes pensava que nunca existiam. Isso vai te ensinar a pensar como um futurista. Você ficará surpreso ao constatar que nem todo mundo usa esse método, pois suas vantagens são impressionantes.
Se você quer levar seu negócio adiante, você deve saber quais desafios e oportunidades o futuro traz. Depois de saber o que são, você pode se preparar para o que está por vir. Você então se tornará o perturbador e não o interrompido.
Dois princípios garantirão que você esteja à frente de todos: conhecimento e capacidade de mudança.
Aqui está o que você precisa fazer:
Comece com megatendências (elas dirão o que vem a seguir)
Uma tendência é uma direção geral para a qual algo está mudando, se desenvolvendo ou se desviando. Para se qualificar como uma megatendência, adicione três recursos a uma tendência.
Um, as megatendências são de longo prazo. Espere que durem pelo menos dez anos.
Dois, eles são globais, tornando seu escopo amplo. E três, eles são de longo alcance. Quando uma megatendência chega, a maioria dos setores da sociedade é afetada.
Concedido, quando uma megatendência se instala, não é fácil reverter. Uma vez implantado, ele tende a influenciar um conjunto mais abrangente de ações e crenças, indivíduos, comunidades, empresas e governo. É uma direção significativa e abrangente que molda o mundo dos negócios por uma década ou mais.
Encontrar megatendências também não é particularmente difícil. Você provavelmente já conhece muitas megatendências. Uma população mais velha, a ascensão da Ásia, o aquecimento global e a Internet são exemplos de megatendências.
Assim como a urbanização (pessoas se mudando para as cidades), a ascensão de uma classe média global, queda nos preços do processamento de dados, queda nos preços das baterias (e, portanto, o aumento dos veículos elétricos), fontes alternativas de energia, robotização e automação das tarefas de trabalho, individualização, Impressoras 3D, inteligência artificial, crescentes desigualdades de renda e uma população mundial com melhor nível de educação. Essas e muitas outras tendências certamente permanecerão conosco por muitos anos.
Com esse conhecimento, você pode obter vantagem sobre seus concorrentes. Se você sabe o que o futuro trará, poderá tirar proveito das tendências que moldarão o ambiente de negócios em que você opera.
Deixa-me mostrar-te como.
Uma das megatendências que mencionei acima foi a queda dos preços do processamento de dados. Se você já comprou um dispositivo eletrônico, sabe que ele tende a ficar mais barato e melhor com o passar dos anos. Uma TV widescreen fina e de alta qualidade hoje que você comprou por último é provavelmente mais acessível do que a TV quadrada de baixa resolução que você comprou anos atrás. O mesmo vale para telefones celulares, laptops e praticamente qualquer outro item que use um processador.
Os consumidores que procuram um PC sabem que a potência do processador dobra a cada dois anos. Este crescimento é chamado de Lei de Moore. Ao mesmo tempo, o preço da capacidade de armazenamento cai linearmente em 40% ao ano. O poder de dados que você pode comprar com cada centavo dobrou nas últimas décadas. Um PlayStation que você pode comprar por US $ 3.000 hoje tem o mesmo poder de computação de um supercomputador que custou muitos milhões em 1997.
Com esse conhecimento em mente, pergunte-se: como o processamento de dados cada vez mais barato afeta meus negócios modelo? Em seguida, faça a si mesmo a seguinte pergunta: O processamento mais rápido e mais rápido do mesmo dinheiro gasto trará vantagens para o meu negócio ou é uma ameaça para o meu negócio?
Um jogador que teve sucesso em explorar megatendências tecnológicas a seu favor foi o Netflix. Na década de 1990, não havia certeza de que a Netflix dominaria o mercado 20 anos depois. Blockbuster dominando inteiramente o aluguel de filmes nos Estados Unidos. Qualquer pessoa que quisesse alugar um filme dirigia até uma Blockbuster local e encontrava seu filme lá. Hoje, você precisará procurar muito para encontrar uma loja que ofereça aluguel de filmes. Como as lojas de discos, eles não existem mais.
Enquanto a Blockbuster prosperava e gerava lucros recordes, a Netflix lutava. A Netflix tinha um modelo de negócios diferente do Blockbuster. Entregou DVDs pelo correio. E isso era caro.
Em tal situação, o que você teria feito se fosse o CEO da Netflix, Reed Hastings? Você lutaria com a Blockbuster, talvez abrindo lojas em grande parte dos Estados Unidos?
A Netflix fez outra coisa. Aproveitou as megatendências.
No final da década de 1990, o mercado sabia que um dia entregaria televisão e vídeo pela Internet. O desafio era que o poder de computação, armazenamento de dados e largura de banda não eram competitivos. Ainda assim, todos sabiam que esses três drivers continuariam ficando mais baratos. Era comumente aceito que um dia os clientes escolheriam transmitir um filme de casa em vez de dirigir até uma loja para alugar o filme.
Era só questão de tempo.
A Netflix sabia que uma mudança de tecnologia estava em andamento. Então, em vez de copiar o Blockbuster e os outros abrindo lojas, eles se prepararam para o streaming. Reed Hastings sabe que, com o tempo, a tecnologia e os preços tornariam o streaming competitivo.
A Netflix trabalhou ativamente para se conectar com os clientes antes do streaming habilitado para tecnologia. Oferecia aos clientes um preço fixo por mês para o aluguel de filmes pelo correio. O modelo de negócios era caro, mas tornou possível converter facilmente o grupo de clientes em streaming quando isso finalmente se tornou possível. Ela desenvolveu algoritmos que ajudaram os clientes a encontrar filmes que combinassem com seus gostos. Investiu pesadamente em tecnologias que possibilitariam o streaming.
Ted Sarandos, que é o chefe de conteúdo da Netflix desde o início de 2000, disse o seguinte sobre como Reed Hastings estava pensando:
“Naquela época, [Hastings] disse que as taxas de postagem iriam continuar subindo e a Internet ficaria duas vezes mais rápida pela metade do preço a cada 18 meses. Essas linhas se cruzariam em algum ponto e seria mais econômico transmitir um filme em vez de enviar um vídeo pelo correio. E é quando entramos. ”
Em 2007, Reed Hastings e Netflix sentiram que era o momento certo para oferecer a seus assinantes a transmissão de filmes. Por fim, a velocidade da banda larga era rápida o suficiente para garantir uma boa experiência do cliente.
A transição para streaming foi um sucesso incrível para a Netflix. Entre 2007 e 2011, o número de assinantes passou de 6 milhões para 23 milhões. Sua receita cresceu de 1,36 bilhão em 2007 para cerca de 15,8 bilhões apenas dez anos depois. No final de julho de 2020, a Netflix tinha mais de 193 milhões de assinantes. Seis em cada dez clientes moram fora dos Estados Unidos.
E Blockbuster? Em poucos anos, eles faliram. Eles perderam a marca digital, assim como perderam a compreensão de como a geração do milênio se afastou da mídia impressa. O medo de prejudicar o aluguel da loja de cash cow existente não ajudou. Byrn Owen, que era o diretor de marketing da Blockbuster no Reino Unido, colocou da seguinte maneira:
“Tínhamos uma divisão online, mas era completamente separada do varejo do negócio. Quase foi tratado como algo inferior. O conselho, que estava fortemente focado no varejo, viu a adoção online como uma ameaça ao futuro da Blockbuster, pois eles pensaram que isso canibalizaria as vendas de rua. ”
Transforme a organização (para se preparar para as megatendências)
Se você quer que seu negócio sobreviva, não basta estar atento às megatendências. Você também deve ser capaz de se adaptar às mudanças. A Netflix viu as mudanças acontecerem, eles as adotaram e, portanto, prosperaram. A Blockbuster viu as mesmas tendências, mas optou por não adotá-las. Uma vez que erraram o alvo, era tarde demais. O fracasso em se preparar para o streaming levou à derrota.
Se você deseja construir uma organização flexível, a adaptabilidade deve ser parte integrante da cultura da empresa. Pela minha experiência, existem basicamente três fatores que devem ser atendidos para lucrar com as megatendências.
Primeiro, você deve construir uma compreensão das megatendências da organização. Os membros do conselho, gerentes e funcionários devem entender por que é essencial pensar a longo prazo. Eles precisam saber como as mudanças na tecnologia ou demografia podem mudar a estrutura dos negócios. Não menos importante, eles devem entender como as mudanças rápidas podem tirar até jogadores importantes do campo. Todo mundo conhece a Kodak e a Nokia, e ninguém quer ter o mesmo destino.
Uma boa dica é realizar workshops com funcionários relevantes. Peça-lhes que atribuam à empresa uma pontuação sobre quais tendências afetam mais os negócios e se ela está preparada para o que está acontecendo. As condições que proporcionaram o sucesso da empresa até agora não precisam ser aplicadas em cinco anos. Um produto que vende como carnes picadas hoje não tem garantia de ser tão popular em cinco a dez anos. Novas tecnologias ou preferências do cliente podem mudar rapidamente.
Em segundo lugar, planeje muitos resultados usando cenários. Se você quiser tirar proveito das tendências, deve trabalhar com cenários. Muitas vezes você não sabe como será o desenvolvimento. O preço do petróleo pode subir e cair, dependendo da oferta e da demanda. Uma melhoria na tecnologia pode, de repente, tornar seu produto obsoleto. A legislação governamental sobre emissões ou resíduos pode aumentar seus custos drasticamente. Ou considere um caso mais recente: o que você teria feito de diferente se soubesse da Covid-19 um ano antes de ela chegar?
Aconteça o que acontecer, será muito melhor se preparar para o que pode vir com antecedência. Tente executar alguns cenários que podem afetar seus negócios, tanto positiva quanto negativamente. Comece com as megatendências mais relevantes, aquelas que você acha que mais impactarão seus negócios.
E caso você tenha executado cenários em algo que não aconteceu, não se preocupe. O essencial é se preparar. Foi provado repetidamente que as empresas prontas para a mudança se saem melhor do que aquelas que não se prepararam. Em outras palavras, a preparação é crítica para aqueles que querem sobreviver a interrupções e mudanças.
Finalmente, construa uma cultura em que é normal tentar e falhar. As mudanças de hoje estão acontecendo rapidamente e você não pode esperar que acertem o tempo todo. Em vez disso, crie uma cultura que incentive os funcionários a estabelecer novas unidades de negócios que competem com as antigas.
A lógica é simples. Se existe uma maneira melhor de fazer as coisas, é melhor você aceitar o desafio do que outra pessoa. A Blockbuster nunca ousou canibalizar sua principal fonte de receita, e é por isso que perdeu para a Netflix.
Quando foi mencionado que o iPad afetaria as vendas de computadores de mesa Mac, o fundador da Apple, Steve Jobs, colocou desta forma: “Se você não se canibalizar, outra pessoa o fará”.
E aí está. Dois princípios que o ajudarão a se preparar para o futuro.
Depois de aprender as megatendências, você as achará extremamente úteis. Eles não lhe dirão tudo sobre o futuro, mas mais do que o suficiente para lucrar com eles. A parte mais criativa é se adaptar às megatendências. Lembre-se de Reed Hastings e de como a Netflix se preparou para fazer streaming usando o mesmo método.
Combine os dois princípios e você também se posicionará para vencer no futuro.